História

Um exemplo de perseverança e luta. Assim se resume a vida do ex-pedreiro Joel Souza da Conceição, nascido em 1963, que desde 2000 deixou a antiga profissão e se tornou estilista e designer de peças em materiais recicláveis.

Ele já vestiu famosos como as cantoras Mariene de Castro e Nara Costa, Gilmelandia, Márcia Short, o cantor Dino Brasil, o ator Luiz Miranda, as bandas Vixe Mainha, Axé Roll, Cia Alfa, Cia João de Barro,Orquestra Afro Baiana do Pelourinho e a Miss Terra 2011 Driely Bennettone, a modelo internacional Daiana Dumas outros artistas e grupos em várias partes do Brasil e do mundo.

O trabalho de Joel Souza é totalmente artesanal e o material utilizado é todo composto de resíduos recicláveis como lacres e fundos de latinhas de cerveja e de refrigerante, boca e fundo de garrafa PET que são transformados maravilhosamente em roupas, bijuterias, móveis, tapetes e objetos de decoração de excelente bom gosto, tudo produzido com muito carinho em seu ateliê no Bairro de Plataforma em Salvador-Bahia.

A arte de Joel Souza já foi vista e apreciada por milhares de pessoas nas inúmeras exposições realizadas em shopping centers, aeroportos, universidades, shows, feiras de moda e em diversos desfiles no Brasil e no Exterior, sempre encantando a milhares de visitantes por onde passa.

Desde cedo, Joel enfrentou as dificuldades da vida sempre com fé e dedicação. Foi pedreiro e trabalhou também na área industrial em diversas empresas, tendo como foco o bem estar de sua esposa e do casal de filhos, segundo ele, razão e inspiração para tudo o que faz.

Artista por acaso, como costuma dizer, Joel teve sua primeira experiência com a arte quando aproveitou uma porção de lacres de latinhas de cerveja colecionados por sua irmã e desenvolveu com este material a primeira peça de roupa das suas incríveis coleções, uma blusa, ponto de partida para o sucesso que é hoje.

A curiosa criação chamou a atenção dos vizinhos e amigos que começaram a se interessar pelas roupas e peças feitas com material reciclável. As ideias afloraram e Joel passou a usar um anexo de sua casa para ampliar a produção.

Motivado pelos elogios e comentários incentivadores, Joel levou sua arte para as ruas do Centro Histórico de Salvador e as peças impressionaram a diretora da Orquestra Popular do Pelourinho, Telma Sheise e a coreógrafa Emília Biancardi, que encomendaram uma primeira remessa de 10 peças, depois 14 peças e no final mais 12 para vestir a orquestra, inclusive o cantor Dino Brasil em uma apresentação especial.

Depois de vestir a Orquestra Popular do Pelourinho, o trabalho do artista atraiu a atenção de muitos setores e organizações e os convites para exposições e eventos cresceu sobremaneira. Dentre os muitos eventos, podemos citar: Centro de Convenções da Bahia, Shopping Piedade, Shopping Aeroclube, Parque de Exposições da Bahia, várias universidades baianas, além de Sebrae, Petrobras, INSS, Sesc e diversos outros eventos de moda na Bahia e nos grandes centros do Brasil.

Um dos momentos mais importantes e emocionantes da carreira de Joel foi quando a cantora Mariene de Castro, que conheceu sua arte nas ruas do Pelourinho, pediu para usar um vestido produzido por ele com lacres de latinha de alumínio em um grande evento na França. Nesta ocasião a cantora se apresentou em Paris usando o belíssimo vestido além de um ponche e uma pulseira, peças exclusivas da coleção do estilista baiano. Em 2005, a artista usou outro vestido desenhado e produzido por Joel para receber o prêmio Tim de Música. As peças de Joel fizeram sucesso absoluto junto com o talento da prestigiada cantora.

A arte ecológica de Joel já ganhou o mundo e suas peças estão na Europa e Estados Unidos, de onde retornou recentemente depois de participar do ECOLUTION 2012, em Nova York, com sua nova coleção vestida por modelos americanos e brasileiros ali presentes.

Joel continua profícuo em sua criatividade e apresenta a Coleção ECOLUXO 2012 de vestuário, móveis e decoração para exposições e eventos no Brasil e Exterior.

Joel Modas

publicidade

Apresentações
11/5/2017 - Orlando USA
Joel Souza
11/5/2017 - Orlando USA
Joel Souza
9/21/2016 - Salvador
Os Artista
11/14/2015 - Camaçari
Desfile em Camaçari
8/28/2015 - Salvador
Joel Souza


Últimas fotos da galeria

Mais Fotos